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sábado, 15 de julho de 2017






Como resolver equações de grau inferior ou igual a 2


1.   Equações de grau 1

Chama-se equação de grau 1, ou equação de primeiro grau ou equação linear se esta tem a forma

${{P}_{1}}(x)=0$

onde ${{P}_{1}}(x)$é um polinómio de grau 1.

Uma equação deste tipo resolve-se utilizando os seguintes três princípios de equivalência

          a)     Se numa equação substituirmos um dos seus membros por uma expressão equivalente                     obtemos uma equação semelhante à primeira.

EXEMPLO 1.1:   Seja a equação  $x=2+3$. Como $2+3=5$  se substituirmos na equação original $2+3$ por 5 obtemos uma equação equivalente que é:  $x=5$.

EXEMPLO 1.2:   Seja a equação $x+2x=6$. Como  $x+2x=3x$, a equação  $3x=6$ é equivalente à equação original.

b)     Se numa equação somarmos em ambos os membros a mesma constante real obtemos           uma equação semelhante à primeira.

EXEMPLO 2.1:    Seja a equação  $x-3=2$.  A equação   $x-3+3=2+3$  é equivalente à primeira, e usando agora o princípio de equivalência 1 teremos  que $x=5$   é equivalente à primeira equação.

c)     Se numa equação multiplicarmos ou dividirmos ambos os seus membros por uma                 mesma constante real não nula obtemos uma equação equivalente à primeira.

EXEMPLO 3.1:   Seja a equação   $3x=4$, então  $\frac{1}{3}\,\times \,3x=\frac{1}{3}\times 4$  e  $x=\frac{4}{3}$.

É usual, pelo menos no ensino em Portugal, não apresentar estes princípios de equivalência entre equações e memorizar uma série de regras para a resolução de equações que os estudantes aplicam sem ter a noção do que estão a fazer, regras do tipo  “se deste lado está a somar passa para o outro lado a subtrair”. Este tipo de mecanização sem se saber o como e o porquê é na nossa opinião a pior forma possível de apresentar o assunto ao estudante principiante.

De facto não há “coisas” a passar de um lado para o outro numa equação, há tão somente a aplicação dos três princípios de equivalência apresentados acima.

Exercício:    Resolva a equação    $\frac{x+1}{3}-2=2x+1$

Comecemos por somar em ambos os membros $2$, fica então

$\frac{x+1}{3}-2=2x+1\,\,\,\,\,\,\,\Leftrightarrow \,\,\,\,\,\,\,\,\,\frac{x+1}{3}-2+2=2x+1+2\,\,\,\,\,\,\,\Leftrightarrow \,\,\,\,\,\,\,\,\frac{x+1}{3}=2x+3$

Podemos agora multiplicar ambos os membros por 3 e teremos

$3\,\,\,\frac{x+1}{3}=3(2x+3)\,\,\,\,\,\,\Leftrightarrow \,\,\,\,\,x+1=6x+9$

Agora podemos subtrair $x$ em ambos os membros:

$x+1-x=6x+9-x\,\,\,\,\,\,\Leftrightarrow \,\,\,\,\,x-x+1=6x-x+9\,\,\,\,\,\,\Leftrightarrow \,\,\,\,\,1=5x+9$

Subtraindo agora 9 em ambos os membros e de seguida multiplicando ambos os membros por $\frac{1}{5}$  temos

$1=5x+9\,\,\,\,\,\,\Leftrightarrow \,\,\,\,\,\,1-9=5x+9-9\,\,\,\,\,\Leftrightarrow \,\,\,\,\,-8=5x\,\,\,\,\,\Leftrightarrow \,\,\,\,\,\,\frac{1}{5}\,(-8)=\frac{1}{5}\,5x\,\,\,\,\Leftrightarrow \,\,\,-\frac{8}{5}=x$

e a equação está resolvida.

NOTA:  repare-se no seguinte:

            na equação   $x+9=3$  se subtrairmos 9 em ambos os membros fica

$x=3\,\,\,\,\,\,\Leftrightarrow \,\,\,\,\,x+9-9=3-9\,\,\,\,\,\,\,\Leftrightarrow \,\,\,\,\,\,x=3\,\,$

            daí a tal confusão do “passa para aqui e passa para ali trocando o sinal” pois aparentemente
o 9 passou do primeiro para o segundo membro onde apareceu $-9$, no entanto o estudante    deve ter bem presente que não há de facto “coisas” a passar de uns lados para os outros, há apenas os três princípios de equivalência apresentados.



Um erro frequente quando não se aplicam os princípios de equivalência e apenas se tem em conta a regra do “passa para aqui – passa para ali” é o seguinte:

$2x=3$   como o 2 tem sinal + passa para o outro lado trocando o sinal e obtém-se
$x=3-2=1$  que é, evidentemente, um disparate.



2.       Equação de grau 2

Chama-se equação de grau 2, ou equação do segundo grau se esta tem a forma

${{P}_{2}}(x)=0$

onde ${{P}_{2}}(x)$é um polinómio de grau 2.

O caso da equação do segundo grau é também paradigmático da forma como actualmente se apresenta este assunto ao estudante principiante. Não se explica, apenas se diz qualquer coisa do tipo:    quando vires “isto” (uma equação de segundo grau)  fazes “assim” (fórmula resolvente) e não perguntes como nem porquê, limita-te a seguir a receita.

Esta forma de abordar a questão é a melhor forma de tornar o estudante desinteressado e parece ser o objectivo do ensino da matemática nos últimos anos.

Torna-se imperioso inverter este estado da arte e voltar a chamar os estudantes para o prazer se “aprender”.

Vamos então “ver” porque é que as “coisas” são como são. É claro que a explicação neste caso torna-se mais extensa que apenas “dar uma ordem”, tal como não é possível simplificar por exemplo as corridas de cavalos tirando os cavalos, também não é possível simplificar a matemática tirando-lhe a matemática.

Pois bem, a resolução de uma equação do 2º grau do tipo

$a{{x}^{2}}+bx+c=0,\,\,\,\,\,a\ne 0$

tem por base os bem conhecidos casos:    quadrado de uma soma e soma de quadrados.

Quadrado de uma soma   ${{(a\pm b)}^{2}}={{a}^{2}}\pm 2ab+{{b}^{2}}$

Diferença de quadrados   ${{a}^{2}}-{{b}^{2}}=(a-b)(a+b)$

Vamos então ver passo a passo como resolver a equação $a{{x}^{2}}+bx+c=0,\,\,\,\,\,a\ne 0$

Comecemos por pôr em evidencia a constante $a\ne 0$:
  
$a\left( {{x}^{2}}+\frac{b}{a}x+\frac{c}{a} \right)=0$

como a não é zero terá de ser

${{x}^{2}}+\frac{b}{a}x+\frac{c}{a}=0$

agora vamos completar o quadrado perfeito  ${{x}^{2}}+\frac{b}{a}\,x\,+\,$ .

Se temos em geral

${{x}^{2}}\pm Mx+$  (coeficiente de ${{x}^{2}}$ é 1)

o termo a acrescentar é sempre  ${{\left( \frac{M}{2} \right)}^{2}}$, no nosso caso o termo a acrescentar será  ${{\left( \frac{1}{2}\,\frac{b}{a} \right)}^{2}}=\frac{{{b}^{2}}}{4{{a}^{2}}}$, então

${{x}^{2}}+\frac{b}{a}x+\underbrace{\frac{{{b}^{2}}}{4{{a}^{2}}}-\frac{{{b}^{2}}}{4{{a}^{2}}}}_{=0}+\frac{c}{a}=0$

${{\left( x+\frac{b}{2a} \right)}^{2}}-\left( \frac{{{b}^{2}}}{4{{a}^{2}}}-\frac{c}{a} \right)=0$

${{\left( x+\frac{b}{2a} \right)}^{2}}-\left( \frac{{{b}^{2}}}{4{{a}^{2}}}-\frac{4ac}{4{{a}^{2}}} \right)=0$

${{\left( x+\frac{b}{2a} \right)}^{2}}-\frac{{{b}^{2}}-4ac}{4{{a}^{2}}}=0$

${{\left( x+\frac{b}{2a} \right)}^{2}}-{{\sqrt{\frac{{{b}^{2}}-4ac}{4{{a}^{2}}}}}^{\,\,2}}=0$

${{\left( x+\frac{b}{2a} \right)}^{2}}-{{\left( \frac{\sqrt{{{b}^{2}}-4ac}}{2a} \right)}^{2}}=0$

e nesta altura temos uma diferença de quadrados, portanto podemos escrever
  
$\left( x+\frac{b}{2a}-\frac{\sqrt{{{b}^{2}}-4ac}}{2a} \right)\left( x+\frac{b}{2a}+\frac{\sqrt{{{b}^{2}}-4ac}}{2a} \right)=0$

e da lei do anulamento do produto temos

$x+\frac{b}{2a}-\frac{\sqrt{{{b}^{2}}-4ac}}{2a}=0\,\,\,\,\,\,\,\vee \,\,\,\,\,\,\,x+\frac{b}{2a}+\frac{\sqrt{{{b}^{2}}-4ac}}{2a}=0$

ou seja

$x=\frac{-b+\sqrt{{{b}^{2}}-4ac}}{2a}\,\,\,\,\,\,\,\vee \,\,\,\,\,\,\,\,x=\frac{-b+\sqrt{{{b}^{2}}-4ac}}{2a}$

que se abrevia para

$x=\frac{-b\pm \sqrt{{{b}^{2}}-4ac}}{2a}\,$

que é a conhecida fórmula resolvente.

Como se pode verificar não há qualquer necessidade de utilizar esta fórmula, ela apenas serve para atalhar os cálculos que não são assim tão complicados.

EXEMPLO:          resolver a equação     $2{{x}^{2}}-x-1=0$.

$2\left( {{x}^{2}}-\frac{1}{2}x-\frac{1}{2} \right)=0$

${{x}^{2}}-\frac{1}{2}x-\frac{1}{2}=0$

para completar o quadrado perfeito devemos acrescentar  ${{\left( \frac{1}{2}\,\,\frac{1}{2} \right)}^{2}}=\frac{1}{16}$ e fica

${{x}^{2}}-\frac{1}{2}x+\underbrace{\frac{1}{16}-\frac{1}{16}}_{=0}-\frac{1}{2}=0$

${{\left( x-\frac{1}{4} \right)}^{2}}-\frac{9}{16}=0$

${{\left( x-\frac{1}{4} \right)}^{2}}-{{\left( \frac{3}{4} \right)}^{2}}=0$

e temos assim uma diferença de quadrados, portanto

$\left( x-\frac{1}{4}-\frac{3}{4} \right)\left( x-\frac{1}{4}+\frac{3}{4} \right)=0$

\[x-\frac{1}{4}-\frac{3}{4}=0\,\,\,\,\,\,\,\,\,\vee \,\,\,\,\,\,\,\,x-\frac{1}{4}+\frac{3}{4}=0\]

\[x-1=0\,\,\,\,\,\,\,\,\,\vee \,\,\,\,\,\,\,\,x+\frac{1}{2}=0\]

\[x=1\,\,\,\,\,\,\,\,\,\vee \,\,\,\,\,\,\,\,x=-\frac{1}{2}\]

que são as duas soluções da equação.







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